5 verdades sobre o ambiente de trabalho
Alguma vez você já se decepcionou com um colega que você pensou que era um amigo? Ou ficou bêbado na festa do escritório? Se sim, você não está sozinho.
Mas há um problema: você não pode misturar sua vida profissional com a pessoal. E isso não é uma coisa muito boa de se ouvir, certo? Todos nós queremos desesperadamente ter bons momentos no trabalho. E eu entendo.
Você gasta mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar em sua vida, por isso é importante gostar do que faz. Mas fazer o que você ama e regras de trabalho são duas coisas diferentes.
Isso me levou muito tempo para entender. Devo confessar que sou um idiota teimoso que tem que aprender as coisas da maneira mais difícil. Mas uma coisa que eu aprendi sobre o local de trabalho é esta: as coisas não são o que parecem.
Aqui estão cinco duras verdades sobre o local de trabalho. Compreendê-las ajudará a melhorar sua vida profissional.
1. Colegas não são seus amigos
Você deve virar melhor amigo do seu colega de trabalho. Pelo menos, é isso que os chefes em organizações querem que você acredite. Mas não se deixe enganar por toda essa farsa.
Tudo começa com o processo de recrutamento. Recrutadores, pessoal de RH, gerentes de contratação, todos eles tentam convencê-lo de que a empresa tem uma cultura aberta, que valoriza o trabalho em equipe e a honestidade.
É tudo conversa. Todas as organizações são as mesmas. Por quê? Porque as pessoas são iguais. Nós conseguimos evitar. Somos todos competitivos. É ingênuo fingir que não é verdade.
Isso é uma coisa ruim? Não, não. Apenas não encare seus colegas de trabalho como amigos porque isso é esperar demais. É uma dinâmica totalmente diferente. No trabalho, as pessoas estão lá para ganhar a vida.
O que você acha? Que eles vão sacrificar um salário por sua amizade? Não vai acontecer. Basta estar atento a isso e fazer o seu trabalho.
Mantenha-se profissional. E tente se dar bem com as pessoas no trabalho. Veja-as como relacionamentos profissionais. Nada mais. Nada menos.
2. Percepção é realidade Esta é a minha verdade menos favorita, uma com a qual nunca me acostumei, e provavelmente nem devo me acostumar. Essa é a minha falha.
Olha, você pode fingir que aparências não importam, mas isso não é verdade. Parecer estar ocupado e realmente estar ocupado são a mesma coisa.
Por quê? Porque a percepção é igual à realidade. Se você é percebido como o palhaço do escritório, você é um. Não importa o quão duro você trabalhe.
Se você é percebido como alguém negativo que sempre vai para casa às 17h em ponto, você é essa pessoa. E ninguém lhe oferecerá nenhuma oportunidade.
Agora, tudo isso não significa que você DEVE se preocupar com as aparências. Claro que não. A realidade é muito mais sutil. É preciso compreender que você tem que ser profissional e "visível", como as pessoas em empresas adoram falar.
3. As portas abertas não estão realmente abertas
Veja esse cenário: Você está em uma reunião. Seu gerente ou colega de trabalho diz que você está livre para falar o que pensa. Na verdade, você é sempre bem-vindo no escritório do chefe, a qualquer momento. "A porta está sempre aberta." Literalmente e figurativamente.
Então você decide falar o que pensa. Você escuta e tenta ser honesto com o seu feedback. O que acontece? De repente, você se torna um inimigo. Um desertor. Alguém que não se encaixa.
Acho que o cenário é muito duro? Pense de novo. Isso é o que a honestidade brutal faz com as pessoas. Por quê? Feedback, crítica, etc, é muitas vezes visto como um ataque. Isso não tem nada a ver com você. A maioria das pessoas não sabe receber feedback. Mais uma vez, somos seres humanos. Não gostamos.
Portanto, nunca seja muito honesto.
Isso é falsidade? Não, isso é simpatia. Melhore a maneira como você entrega diz seus comentários ou críticas.