O líder como intuição ativa de soluções para o coletivo
Hoje, as empresas conhecem e utilizam as mais sofisticadas e avançadas tecnologias, valem-se dos melhores meios de comunicação dos dados. Neste novo contexto o determinante passa a ser o fator humano. Assim, a diferença substancial é determinada pela capacidade subjetiva de quem trabalha e produz no interior das organizações, em especial dos líderes.
Nessa perspectiva, entende-se o líder como intuição ativa de soluções para o coletivo. Ou seja, é aquele que por potencial, experiência de vida e formação é inteligência de serviço superior no contexto organizacional.
Abre-se então o desafio da formação da liderança. O entendimento da Psicologia do Líder, frente as diferentes abordagens e lógicas de intervenção, posiciona-se como um diferencial epistemológico e metodológico para a construção desse percurso formativo.
A educação à compreensão e desenvolvimento deste potencial de inteligência do líder não é tarefa simples, bem como não deve limitar-se ao aprendizado de técnicas. Uma abordagem metodológica para o desenvolvimento do potencial do líder deverá pressupor dois focos de ação: a aprendizagem das competências técnicas e de gestão do líder; em compasso com o desenvolvimento da personalidade do homem líder, uma vez que é a partir de seu potencial natural e de sua personalidade que o líder constrói seus resultados pessoais e empresariais.