Liderança e o desafio da delegação!

Não se pode fazer tudo sozinho dentro de uma empresa. Nem sempre é possível estar à frente de todas as demandas e executar com propriedade todas as atividades da empresa, por isso, é de fundamental importância que o líder saiba delegar.

Ao contrário do que muitos acreditam, delegar não é mandar/ordenar ou apenas estabelecer tarefas. Delegar consiste em fazer com que o outro participe com autoridade, responsabilidade, capacidade, escopo e realização. Para tal, é necessário também que o líder estabeleça relações de confiança com as pessoas que ele delega atribuições dentro do seu projeto/empresa.

Está na inteligência do líder a capacidade para a escolha dos colaboradores, sócios e demais operadores do seu projeto. Nesta escolha, é fundamental que se avalie a capacidade técnica, capacidade de relação e ambição do escolhido. Para que, ao delegar algo, o executor atue com autonomia e responsabilidade.

“A pessoa existe na medida em que foi delegada; sem a delegação não existe para a empresa, por isso é um objetivo, um instrumento, um meio, isto é, um operador para o empresário”.

Mas, de todo modo, sempre cabe ao líder realizar verificações constantes, no que tange honestidade profissional e resultados de realização do projeto, para o caso de, ser necessário auxílios, correções ou realinhamentos.

Este tema é pouco abordado em formações de liderança, no entanto, é de fundamental importância e exige do líder dedicação e atenção no desenvolvimento desta competência.

Elaborado com base no texto: “O ato de delegar” de Antonio Meneghetti – Psicologia Empresarial - 2013.


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